Skip to main content

Pós Instalação do Proxmox VE

Após a instalação inicial do Proxmox VE, é essencial realizar algumas configurações para garantir a melhor performance, segurança e gerenciamento do seu ambiente. Neste post, apresento um guia básico com os principais passos para você começar a operar o seu Proxmox com confiança.

Ajustes Inicias

Este script oferece opções para gerenciar os repositórios do Proxmox VE, incluindo desativar o repositório Enterprise, adicionar ou corrigir fontes do PVE, habilitar o repositório No-Subscription, adicionar o repositório de testes, desativar o aviso de assinatura, atualizar o Proxmox VE e reiniciar o sistema.

  • Execute o comando abaixo no Shell do Proxmox VE.
bash -c "$(wget -qLO - https://github.com/tteck/Proxmox/raw/main/misc/post-pve-install.sh)"
  • O Microcode do processador é uma camada de software de baixo nível que roda no processador e fornece patches ou atualizações para o firmware. As atualizações de microcode podem corrigir bugs de hardware, melhorar o desempenho e aprimorar os recursos de segurança do processador.
bash -c "$(wget -qLO - https://github.com/tteck/Proxmox/raw/main/misc/microcode.sh)"
  • Após a reinicialização, você pode verificar se alguma atualização de microcode está em efeito executando o seguinte comando.
journalctl -k | grep -E "microcode" | head -n 1

Monitoramento

O Netdata é uma ferramenta de monitoramento de performance em tempo real, de código aberto, projetada para fornecer insights sobre o desempenho e a saúde de sistemas e aplicações. É comumente utilizado por administradores de sistemas, profissionais de DevOps e desenvolvedores para monitorar e solucionar problemas em servidores e outros dispositivos.

Para instalar/desinstalar o Netdata no Proxmox VE, execute o comando abaixo no Shell do Proxmox VE.

bash -c "$(wget -qLO - https://github.com/tteck/Proxmox/raw/main/misc/netdata.sh)"